quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Alunos do EMI representarão a Escola Senador João Cleófas na I Mostra Competitiva de Dança da MOSTEV



 Sentimento Fugaz”, coreografia montada pela professora Thamires Mendes, em parceria com os alunos da atividade integradora de Dança do programa Ensino Médio Inovador da Escola Senador João Cleófas de Oliveira, sob orientação do professor articulador da área de Linguagens e Códigos, Robson Paiva, teve seu projeto e sua concepção aceitos e inscritos para fazerem parte da programação de Dança da XIV MOSTEV.
Uma parte da coreografia já havia sido apresentada em agosto no Hotel Portal de Gravatá, na abertura do I Fórum do Ensino Médio Inovador, que reuniu representantes das 17 escolas que fazem parte do programa. Na ocasião, os alunos, convidados pela Gerência de Ensino Médio, abriram o evento com um trecho da belíssima apresentação. Ensaiados pela professora Thamires Mendes, os estudantes ofertaram ao público presente execuções de passos de dança de diferentes ritmos. Tango, salsa, street dance, samba de gafieira e o nosso tradicional forró fizeram parte da exibição, abrilhantando ainda mais o evento. O que com certeza se repetirá na I Mostra Competitiva.
Só pela participação na mostra, que irá acontecer no dia 24 de outubro às 20h35min, os alunos do Ensino Médio Inovador já estão todos de parabéns. Priorizando não apenas a vitória, mas sim a inovadora experiência.

Montagens dos espetáculos “Sonhos de Ícaro” e “O Pagador de Promessas”

Tendo como base o estudo das múltiplas linguagens que permeiam o cotidiano, o entendimento de temas universais tais como a liberdade e a honra, além da compreensão de fatos e épocas diversos, todos vivenciados nas disciplinas do programa, o Ensino Médio Inovador está em processo de montagem de dois espetáculos teatrais: “Sonhos de Ícaro”, texto de César Leão e “Pagador de Promessas” de Dias Gomes.
           Sob a direção dos professores colaboradores Thamires Mendes e Raphael Gustavo, as duas peças, em fase de finalização para serem apresentadas ao público, têm como participantes alunos da atividade integradora de Teatro do Inovador, e, foram inscritas com êxito na XIV MOSTEV, famoso festival estudantil de Teatro e agora também Dança e Cinema, de Vitória de Santo Antão. Thamires e Raphael, que também são atores da Cia Experimental, sob orientação do professor articulador da área de Linguagens e Códigos, Rodrigo Andrade, trabalham com afinco nas respectivas montagens em que os alunos-atores do programa executarão.
Programado para ser apresentado no dia 29 de outubro, às 14h, “Sonhos de Ícaro” irá concorrer com outros espetáculos na categoria infantil. A peça, baseada em poemas escritos pelo jovem Luiz Renaux, tem como temática a busca pela liberdade e seus diferentes conceitos, através do jogo lúdico e de cores. Já “O Pagador de Promessas” tem como texto a condensação da peça original de Dias Gomes, conhecida obra-prima do autor baiano, que conta a saga de Zé do Burro para ver a sua inusitada promessa ser cumprida. “O Pagador” tem apresentação programada para o dia 28 às 20h, e concorrerá na categoria de espetáculo adulto.
O evento, produzido pelo grupo Vid’art, será realizado no Teatro Silogeu e terá a sua abertura no dia 20 de outubro. Contará com a participação de trabalhos de grupos de estudante de Vitória e de cidades como Surubim e Recife, e terá a sua noite de premiação no dia 30 de outubro.
Os alunos do Ensino Médio Inovador , desde já, estão de parabéns pelo empenho nos ensaios e nas construções de seus respectivos personagens, assim como também na nítida dedicação de todos para representarem bem a Escola Senador João Cleófas na XIV MOSTEV, sabendo que o maior prêmio que eles podem levar é a experiência inovadora e gratificante de fazerem parte de todo um processo de construção coletiva em meio ao ambiente escolar.
Seguem fotos dos ensaios:




segunda-feira, 17 de outubro de 2011

BIS – Alunas do Ensino Médio Inovador são premiadas mais uma vez na Argentina



No Encontro Educativo do MERCOSUL que aconteceu na Cidade de Posadas na Argentina, as alunas Itália So e Paula Guedes receberam três premiações com o projeto HORTA QUE TE QUERO VERDE. Uma das premiações foi o credenciamento para participar do 3° Acampamento Científico e 2° Foro de Ciências na cidade de Cerrito, Entre Rios, Argentina. Lá, para o orgulho de todos que fazem parte da Escola Senador João Cleofas, as alunas que representavam Pernambuco e o Brasil, conseguiram ganhar mais duas premiações: 2º lugar da Área Ciências Naturais e o credenciamento para participar da Mostra de Ciências e Tecnologia da Universidade de Entre Rios (MUCITEC-UADER 2011) que acontecerá no mês de novembro na cidade de Paraná, Entre Rios, Argentina.
Estamos na expectativa de voltarmos à Argentina em novembro e, quem sabe, trazer mais prêmios para a Escola como representantes de Pernambuco e do Brasil.
CONTAMOS COM A SUA TORCIDA!!!
Confira as fotos:
 
                          

Alunas do Ensino Médio Inovador são premiadas no Encontro Educativo-Cultural do MERCOSUL na Argentina

O projeto HORTA QUE TE QUERO VERDE, desenvolvido por Itália So e Paula Guedes, alunas do Programa Ensino Médio Inovador, sob a orientação dos professores Josely Henriques e Augusto Cesar, foi reconhecido no Encontro Educativo-Cultural do MERCOSUL, Países Associados e Convidados que aconteceu na cidade de Posadas, Argentina no período de 26 a 30 de setembro de 2011.

O projeto que tem como foco principal a alimentação saudável foi destaque entre os 74 projetos apresentados por estudantes de 13 países e recebeu três prêmios:

1 - Projeto de Pesquisa Destacado (1º lugar do Encontro)

2 - Prêmio especial para participar do 3º Acampamento Científico e 2º Foro de Ciências e Civilização na cidade de Cerrito, Entre Rios, Argentina.

3 - Prêmio MERCOSUL onde a escola firmou um acordo com a COPRACYT para  implementar um sítio da Web, para o desenvolvimento de um espaço de Divulgação Científica, com a metodologia de construção coletiva a partir do tema de investigação do projeto que foi premiado. Com este acordo, a escola deverá desenvolver um plano de construção do Sítio Web exclusivamente com fins educativos atendendo os objetivos do acordo, onde poderão participar outros países enriquecendo o espaço com contribuições relacionadas ao tema da pesquisa e outros temas de interesse.

Seguem fotos:






Viagem Pedagógica: IV Expo UFPE

Que profissão devo seguir? Quais são os cursos universitários que me identifico? Em quanto tempo eu concluo a minha graduação? Como ingressar em uma Universidade? Esses e outros questionamentos, tão comuns durante o período estudantil do Ensino Médio, puderam ser desvendados na viagem pedagógica, feita no dia 22 de setembro, pelos alunos do Ensino Médio Inovador .

A IV Expo UFPE, realizada no Centro de Convenções da Universidade, foi o destino do passeio que tinha como intuito aproximar os alunos da vida acadêmica, esclarecendo e tirando dúvidas sobre os cursos que ela dispõe. A feira expositiva apresentou palestras, mesas-redondas e estandes para visitação.

A feira, promovida pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), aguardava 9.464 estudantes do Ensino Médio de 112 escolas públicas e privadas do Recife, Região Metropolitana e interior de Pernambuco.
Seguem fotos:
 




    

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Shakespeare no Cine Inovador


Setembro começou ultrarromântico no Cine Inovador.O filme da vez foi “Romeo + Juliet”, um drama dirigido por Baz Luhrmann. O roteiro, do próprio diretor e de Craig Pearce, baseia-se na  obra de Shakespeare, porém ambientada numa cidade moderna (a fictícia Verona Beach), com basicamente os mesmos diálogos e versos da peça original. Montéquios e Capuletos, são duas famílias que disputam o poder em Verona Beach, e se odeiam. Quando Romeu Montéquio (Leonardo Dicaprio) e Julieta Capuleto (Claire Danes) se apaixonam, a tragédia é anunciada na televisão.
Os alunos do Ensino Médio Inovador foram convidados para a sessão-pipoca com o intuito de mais uma vez aguçar a análise crítica e despertar para temas que permeiam a alma humana, tais como o amor, a ira , a paixão e a rivalidade.“Romeu e Julieta” é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.
Mais uma sessão de entretenimento e reflexão no Cine Inovador!

 

Apresentação do filme
Cena do filme "Romeu e Julieta"

 
Aluna assisitindo ao filme

Alunos do EMI assistindo ao filme "Romeu e Jilieta"



    

sábado, 3 de setembro de 2011

Viagem Pedagógica a V Mostra de Teatro e Dança de Surubim

         

          Realizada em Surubim, a V Mostra de Teatro e Dança promovida pelo SESC LER foi o foco da viagem pedagógica feita pelo Ensino Médio Inovador. Tendo como professores articuladores Josely Henriques, Augusto Cesar, Rodrigo Andrade e Antonielle Macedo, a viagem realizada em 25 de agosto pode proporcionar aos alunos do programa entretenimento e aprendizado. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo “A Aurora da Minha Vida”, encenado no Auditório Professor Naécio José Pessoa da Escola de Referência Severino Farias.
 Com a palavra, os alunos do Inovador:
 “Sabemos que a interpretação de texto é uma coisa fundamental no teatro e não podemos descartar que a encenação da peça ‘A Aurora da Minha Vida’ foi muito bem apresentada. Os atores estavam muito bem, sem perder o jeito, de uma forma tão bem apresentada que não encontrei nenhum defeito. Entendo tudo com muita clareza.” ( Suéllen Dayane )
“Tendo em vista o Auditório, pude constatar que tem grande qualidade em ambientação, organização, iluminação e acústica, pois se podia escutar igualmente em qualquer parte do lugar.” ( Ivson Santos )
 “Com um figurino bem elaborado dos tempos de infância, com cores associáveis à epoca escolar de antigamente, na peça tudo se encaixou nos personagens. O cenário, desde o início dando uma ideia de uma sala de aula, com uma perfeita iluminação, dando foco ao personagem central de cada esquete. A música também não ficou para trás, passou para o público a rebeldia dos alunos na cena.” ( Danielle Mayara )
“Surubim é uma cidade pequena e interessante de se conhecer. Devido a chuva no dia não pudemos ir a alguns pontos turísticos, mas pude perceber que tem uma praça bonita  e um centro que aparenta ser organizado. Só achei muito distante de Vitória de Santo Antão.” ( Ellyda Thays )
“Fomos à Mostra e assistimos a uma peça bastante divertida, retratava a vida na escola. O que me impressionou foi que os atores eram todos estudantes como a gente e havia até um ator deficiente visual atuando.” ( Márcia Maria )
“O percuso que fizemos à Surubim, considerada a capital da vaquejada e também reconhecida como grande produtora de algodão, durou aproximadamente 2h. Passamos por várias cidades que não conhecíamos e pudemos ter um dia diferente.” ( Antônio Carlos )
“A peça ‘A Aurora da Minha Vida’ tem um pouco de tudo: do drama à comédia, da sinceridade ao sarcasmo. Foi uma viagem para se guardar na memória.” ( Lidiane Maria )